quinta-feira, 17 de março de 2011

Antígenos, Imunógenos, e Haptenos


          Todos os dias, o corpo como centro de defesa que é, está produzindo respostas imunológicas e nos protegendo de diversos invasores indesejados, sendo estes verdadeiros monstros.
      Pequenos, grandes ou de moderado peso molecular, esses monstros possuem vários aspectos particulares e únicos de sua espécie, podendo desencadear a mesma ou, uma resposta imunologica diferente a cada invasão.




             A forma em que o corpo reage a esses monstrinhos nos dará sua classificação. Se trata-se de um monstro forte, capaz de induzir e reagir a uma resposta imunologiaca, ou seja, "começar uma briga com os donos do pedaço", eles são chamados de imunógenos.

            Mas se ao invés disso for só um monstrinho que se tornou alvo da galera, mesmo que as vezes não tenha nada a ver com a encrenca, ele será um antígeno, alvo da reação imunológica.


        E ainda temos os haptenos, que são invasores tão magrinhos (de baixo peso molecular) que não conseguem desencadear uma reação no sistema imune, ou seja, ele não tem estrutura molecular capaz de fazer alguém mexer com ele. Um exemplo claro seriam os vírus circulantes no sangue.



Nenhum comentário:

Postar um comentário