quarta-feira, 2 de março de 2011

Timo: Características, Seleção Tímica e Curiosidades...


      O timo, do grego thúmon (energia vital), é um orgão linfóide localizado na porção antero-superior do tórax. Essa glândula possui várias funções, como a maturação de linfócitos T e produção complementar de anticorpos. Ela também possui a característica de aumentar de tamanho durante a infância, quando então começa a atrofiar lentamente, diminuindo após a puberdade. No adulto, ele pode ser completamente substituído por tecido adiposo.
      Também acontecerá no tipo uma seleção muito específica. Um verdadeiro vestibular do ITA onde só os melhores e mais bem preparados linfócitos T podem sair. Alguns dos quesitos avaliados são:
  • Presença de receptores de células T (TCR)
  • Presença de receptores de células B (BCR)
  • Se ele é capaz de reconhecer o que é Self e Nonself

      Entre outros... ou seja, para "passar", o linfócito T tem de ser um verdadeiro Nerd.

Curiosidades sobre o timo

  • A medicina, durante muitos anos, só conhecia o timo através da autópsia e ele sempre estava atrofiado. Achava-se que ele parava de crescer na adolescência e quando visto no seu tamanho normal no adulto, forte dose de medicamentos era imposta temendo-se as conseqüências do seu tamanho.
  • Acredita-se que o timo tem relações com o estado emocional humano e que está mais ligado as emoções do que imaginamos. Por ser próximo do coração, existem suspeitas que este receba todo o crédito pelos trabalhos do timo.

  • Acredita-se que até é até possível exercitar o timo (qualquer busca na internet pode encontrar eles). Segundo pesquisas do mundo virtual, o exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também os pulmões, coração, brônquios e garganta. Você estará enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional e energia espiritual.

            

    Que conclusão tiramos disso tudo?????
    ????
    ????
    ???

    Exercite-se !!!!! Mal não há de fazer!!!!





   

Nenhum comentário:

Postar um comentário